Influenza: meta é imunizar 90% do público-alvo

Começa hoje (12) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
De acordo com a Secretaria Municipal Secretaria de Saúde (SMS) a meta é imunizar 90% do público-alvo.  

Inicialmente, o Estado de Santa Catarina recebeu 226 mil doses do Ministério da Saúde e Urussanga, 495 doses, que estão disponíveis para o grupo da primeira etapa.

De acordo com estratégia definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação acontecerá de forma escalonada, seguindo o cronograma de distribuição das vacinas.  A campanha de vacinação contra a gripe terá três etapas

 

Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mães até 42 dias após o parto(puérperas), trabalhadores de saúde e povos indígenas;

Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas;

Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

 

Vacinação: Covid-19 / Influenza
É necessário haver um intervalo mínimo de 15 dias entre as duas vacinas.

 

A secretária municipal de Saúde, Ingrid Zanellato, destacou que parte dos grupos prioritários da campanha de vacinação da Influenza coincide com os grupos de risco para vacinação contra Covid-19. Por isso, é necessário haver um intervalo mínimo de 15 dias entre as duas vacinas: “As pessoas que ainda não foram imunizadas contra Covid-19 ou que receberam apenas a primeira dose devem priorizar essa data e, posteriormente, buscar um posto para se vacinar contra gripe”, pontua Ingrid.

 

 

Existem efeitos colaterais depois da vacina? Não. A vacina usada na campanha contra a gripe é segura e bem tolerada. Em poucos casos podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento. Isso pode ser associado a erro técnico de aplicação.

 

Quantas doses eu devo tomar? A vacina contra a gripe é aplicada em dose única anualmente.

 


Fui vacinado no ano passado, preciso tomar novamente? 
Sim, a imunidade dura – após a vacina – de 6 a 12 meses. A composição da vacina e produção é anual, e pode mudar conforme os vírus que circularam no ano anterior. A vacina protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B.

 

Locais de vacinação? Postos de Saúde da sua localidade de residência.