Agentes de Saúde de Urussanga, promoverão um minuto de silêncio

Nesta sexta-feira, 19 de março, os servidores da secretaria Municipal de Saúde e os prodissionais de saúde do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) participarão de um minuto de silêncio em respeito às vítimas do coronavírus e aos profissionais de saúde que enfrentam dificuldades diárias no enfrentamento ao Covid-19.   

Este ato está sendo organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, COSEMS/SC e ocorrerá entre 11 e 12 horas em todos os 295 municípios catarinenses.  

Isso demonstra apoio aos profissionais da Saúde, pelo trabalho incansável neste ano de pandemia e em solidariedade aos familiares das vítimas da COVID-19. Os profissionais de saúde irão usar um laço preto no jaleco em homenagem a todas as pessoas que perderam a vida pela Covid-19. Em Urussanga, simultaneamente ocorrerá as todas Unidades de Saúde do município e no hospital HNSC.

A ação, apoiada por gestores municipais de Saúde, e coordenação COSEMS/SC tem por objetivo levar o reconhecimento e estímulo aos trabalhadores que estão na linha de frente do combate à pandemia. É também um gesto de empatia e apoio às famílias que perderam seus entes queridos para o coronavírus e um pedido de socorro para todo o Sistema de Saúde Catarinense.

No momento crítico e gravíssimo, que exaure e esgota física e mentalmente os médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, motoristas da saúde e assistentes de outras áreas, o COSEMS/SC clamar apoio à sociedade para que ajude a socorrer a Saúde e siga as regras básicas de combate a esta pandemia ao usar máscaras em todos os locais, higienizar as mãos e cooperar em fazer o distanciamento social.

“Estamos passando por um momento delicado no enfrentamento ao Covid-19, os profissionais de saúde estão no limite físico e mental, e este ato de reflexão é mostrarmos aos cidadãos a importância das medidas do distanciamento social para reduzir o avanço da pandemia da covid-19”, comenta a secretária de saúde Ingrid Zanellato.

O ato iniciará amanhã, mas continuará no decorrer das próximas semanas com o intuito de promover esse momento de reflexão e empatia aos agentes de saúde, que tanto demonstram profissionalismo, mesmo exaustos, para melhor atender aos cidadãos, nesse momento de pandemia.