Urussanga na vanguarda em tecnologia

Na era moderna, o uso da tecnologia é indispensável para todos os setores. No caso das prefeituras, os portais se configuram como os principais canais de contato com os cidadãos e cidadãs, reunindo informações e serviços relevantes.

O site da prefeitura de Urussanga e de grande parte dos municípios no Estado, é desenvolvido pela Federação Catarinense dos Municípios (FECAM). Pensando na modernização e celeridade das informações em tecnologia, a FECAM iniciou nos últimos meses, o desenvolvimento de um novo Portal e uma nova plataforma de segurança de dados.

Ontem (31/08), começou a migração dos portais, em um evento na sala da FECAM na Assembleia Legislativa do Estado SC (ALESC).

O Evento foi conduzido pelo Presidente da Federação, Clenilton Pereira (Prefeito de Araquari), e contou a presença dos prefeitos, técnicos em TI e assessores dos 12 municípios catarinenses que assinaram o Termo de Cooperação Tecnológica, visando contribuir com sugestões e inovações dos profissionais de informática e comunicação.

O município foi representado pelo técnico em TI Mauro Paes Correa e pelo assessor de comunicação, Nayglon Goulart. Urussanga é o único município da região sul do Estado que faz parte desta seleta lista, que irá acessar o novo portal da FECAM através de um plano piloto de desenvolvimento tecnológico pautado pela Federação.

Os outros municípios que estão na lista são: Agrolândia, Alfredo Wagner, Anchieta, Arabutã, Itá, Itapoá, Jupiá, Monte Carlo, Papanduva, Rio Negrinho, Trombudo Central.

No Evento, os técnicos e prefeitos presentes já perceberam que o novo layout padrão passará a ser mais moderno, acessível, responsivo e eficiente, facilitando a navegação e terá funções de navegação para pessoas com deficiência visual.

Segundo o coordenador do setor de Tecnologia da Informação da FECAM, Tiago Moraes, o novo portal está em conformidade com o tratamento e cuidados de dados previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A FECAM também fornecerá um software de LGPD para auxiliar os municípios, baseado em três pilares: (i) pessoas, incentivando o engajamento e conscientização; (ii) políticas, com recomendações e regramentos; e (iii) mapeamento de processos.