Os artífices da árvore de Natal de Urussanga

Resgatar o trabalho de confecção de balaios muito utilizados pelos colonizadores italianos, este foi o objetivo da composição da nova árvore de natal, inspirada em balaios de cipós e bambu, arte muito comum de nossos antepassados, hoje raridade em nossas casas.

Na decoração do Natal Encantado de Urussanga, todos os anos, as equipes sempre apresentam uma novidade que ilustra algumas particularidades de nossa cultura.

No ano passado, a árvore de natal com garrafões de vinho foi o que mais chamou atenção na Praça Anita Garibaldi.

Este ano, os Departamentos de Cultura e Turismo inovaram, foram além da expectativa, confeccionado uma Árvore de Natal com 7 metros de altura, ornada com 145 balaios, totalmente artesanais.

Os grandes artistas, os artesãos que confeccionaram os balaios, foram os servidores públicos, José Magalhães e Francisco Urbano (Chico). Ambos trabalham no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira na função de manutenção e limpeza do Parque, e também, sempre muito envolvidos nas decorações de Natal, Páscoa e Festas.

Confecção dos Balaios

Os balaios são estruturados com malha em cipó e o preenchimento (trama) em bambu. O corte do cipó foi efetuado na lua minguante para evitar o ataque de insetos. Os cipós foram coletados no terreno de seu Hilário Mariot em matas circunvizinhas do Parque Municipal. Somente após a depuração minuciosa dos ramos dos cipós, é iniciada a confecção dos balaios de forma absolutamente manual.

Posteriormente à confecção, os balaios são colocados na sombra por um período de uma semana. Após esse tempo, são expostos ao sol para finalizar a secagem e evitar o surgimento de mofo e ataque de insetos xilófagos. Todo este processo, durou mais de quatros meses, tendo uma média de quase dois 2 balaios sendo confeccionados por dia. Existem três tipos de tamanhos dos balaios que envolvem a árvore: Os maiores, que ficam no sopé da árvore, os intermediários que ficam no meio da árvore, e os pequenos, que ficam na parte alta da árvore. A árvore é finalizada com uma estrela confeccionada com corda de sisal, também muito utilizada no cotidiano de nossos antepassados.