Urussanga é referência para outros municípios quando o assunto é o enfrentamento à COVID-19

Publicado em 30/07/2020 às 20:10 - Atualizado em 30/07/2020 às 20:10

O centro de triagem e os protocolos adotados pela secretaria de Saúde de Urussanga chamaram a atenção dos representantes da área da saúde das cidades de Balneário Rincão e Bom Jardim da Serra

Os trabalhos relacionados ao enfrentamento à COVID-19 na cidade de Urussanga se tornaram referência para algumas cidades. Tanto que na manhã desta terça-feira (28) o vice-prefeito, Luiz Gustavo da Luz Neto, e o secretário de Saúde, Rogerio José Cardoso, ambos de Balneário Rincão estiveram no Município para conhecerem o Centro de Triagem (CT), uma vez que Balneário instalou o CT há poucos dias.

O secretário de Saúde de Balneário Rincão esclareceu que estão buscando por adequações de acordo com a necessidade do Município. “O centro de triagem de Urussanga está muito bem equipado e os profissionais bem preparados. Iniciaram este trabalho em março, logo no começo da pandemia, e no Rincão estamos começando agora, mas já contamos com grande demanda e, por isso, buscamos informações para adequar nosso atendimento conforme as necessidades de nosso município. Desde o dia 22 de julho, quando abrimos o centro de triagem, estamos atendendo em média 40 pessoas por dia”, revela Cardoso.

Rogerio destaca os comentários que ouviu sobre Urussanga. “Tivemos uma boa referencia de Urussanga e agradecemos pela troca de experiência. Fomos muito bem recebidos pela secretária Ingrid que fez com que nossa visita fosse bastante proveitosa”. “O espaço de vocês é muito bom. Nós temos também um ambiente preparado, mas observei que a equipe montada por em Urussanga ficou bem reforçada. Penso que isso é fundamental”, emendou o vice-prefeito, Luizinho.

Ainda na tarde desta terça-feira, a secretária de saúde de Urussanga, Ingrid Zanellato, foi surpreendida por uma mensagem, da cidade de Bom Jardim da Serra, na qual consta que a secretária de saúde da cidade serrana solicitou o contato de Ingrid para formalizar a solicitação de uma possível troca de experiência sobre os protocolos adotados por Urussanga, em relação à COVID-19. A mensagem enfatiza que a conversa teria como pauta principal a testagem de rastreio e a definição de grupos prioritários (professores, profissionais de saúde, caminhoneiros...). O texto foi finalizado com um merecido “parabéns!”.

Para Ingrid este reconhecimento, que já foi repassado para toda a equipe, faz com as preocupações de estar na linha de frente sejam amenizados. “è impossível encontrar um profissional da saúde, sequer, que tenha preocupações diárias estando na linha de frente deste enfrentamento, mas todos estão entregando o melhor de si para cuidar com amor, carinho e dedicação de nossa população. Então, receber este retorno, saber que servimos de referência para outras cidades, nos mostra que estamos no caminho certo. E é assim que vamos seguir. Lembrando ainda que este reconhecimento também é mérito dos urussanguenses que tem atendido, na grande maioria, os chamados e as orientações passadas pelos órgãos competentes de saúde”, assinalou.  No centro de triagem de Urussanga são atendidos diariamente, em média, 80 pessoas.