Skate traz alegria e novas vivências aos alunos da Apae de Urussanga

Publicado em 01/12/2019 às 11:12 - Atualizado em 01/12/2019 às 11:12

Créditos: Paulo Fernandes Baixar Imagem

Um dia para vivenciar novas experiências e proporcionar emoções diferenciadas por meio do Skate. Esta foi a proposta do Projeto SkateAnima realizado na manhã do último sábado, dia 30, em Urussanga. A iniciativa da marca/loja Rock City Inc., realizada em parceria com a Administração Municipal, por meio do Departamento Municipal de Esportes e da Apae do município possibilitou uma experiência diferenciada aos alunos da instituição por meio do Skate.

“Esta é uma iniciativa maravilhosa. Para nós, pais, é um grande orgulho e um prazer imenso ver nossos filhos participando deste projeto. Parabéns a toda a organização”, enaltece Márcia Peraro, mão de Yasmin, aluna da Apae.

De acordo com a diretora da Apae, Maristela de Jesus, o projeto proporcionou sensações diferenciadas aos alunos da instituição. “Foi uma manhã maravilhosa, com muita alegria e que com certeza garantiu a melhora da autoestima dos nossos alunos. Eles se desafiaram a vir e viver a superação para andar de skate, ficar em pé. Foi uma aula de inclusão”, garante.

Com a primeira edição do projeto, a ideia é de expandi-lo para outras escolas da região. “Essa foi uma semente que plantamos esse ano e a ideia é de expandirmos para outras Apaes da região. Foi um evento que superou nossas expectativas. As crianças adoraram, os pais nos deram um feedback muito positivo. Foi realmente emocionante”, enaltece o proprietário da Rock City Inc., Sandro Zanatta.

O evento contou com a participação de 15 crianças e adolescentes da Apae de Urussanga, além da presença de personagens e super-heróis. “Foi um evento marcante que mostrou que realmente o esporte é a maior ferramenta de inclusão social. Só temos a agradecer a todos que se esforçaram para trazer este projeto pela primeira vez em Urussanga”, enaltece o diretor de esportes de Urussanga, Thiago Mutini.

Sobre a iniciativa:

As primeiras experiências com alunos especiais e o skate iniciou em 2017 em um educandário de Porto Alegre, quando a Spot Skateparks (empresa especializada em construção de pistas de Skate) e parceiros construíram uma pista de skate para cadeirantes. Em seguida veio a ousadia em aplicar esta ação em um Shopping Center. Logo após a união dessas empresas com o Skatista Profissional Ricardo Porva, que pelo fato de ter uma filha cadeirante e que gostava de ver seu pai andar de skate, foi desenvolvido um andador apropriado para as crianças, que foi adquirido pela Spot Skateparks e cedido para uso do Projeto SkateAnima.