Em Urussanga, encontro Estadual debate as práticas educativas em Defesa Civil

Publicado em 29/11/2019 às 12:20 - Atualizado em 29/11/2019 às 12:20

Urussanga recebeu na última quinta-feira, dia 28, o Encontro Estadual de Práticas Educativas Em Defesa Civil. O evento contou com representantes de todo o Estado e teve como principal  objetivo levar informação sobre as ações educativas e comunitárias desenvolvidas e que tenham o objetivo de promover a prevenção e preparação a eventos adversos, evitando riscos e danos à comunidade.

“O evento ocorreu com o objetivo de reunir escolas e instituições com propostas e práticas educativas que concretizam os conceitos e conhecimentos do universo da Proteção e Defesa Civil em contextos escolares e comunitários e que contribuem na construção de comunidades resilientes e da auto-proteção”, esclarece o agente de Polícia Civil e coordenador regional da Defesa Civil/ Criciúma, Rosinei da Silveira.

As Exposições e Diálogos revelaram que a curricularização da temática Proteção e Defesa Civil tem realizado efeitos motivadores e Ecologias de Aprendizagens voltadas à concretização das competências definidas na Base Nacional Comum Curricular e pelos Pilares da Educação para o Século XXI definidos pela ONU. “Com este evento tivemos a comprovação que a Educação age como um caminho de excelência na construção de resiliências locais, percepção de riscos e auto-proteção frente às situações de desastres”, garante o coordenador da Defesa Civil de Urussanga, Rafael Sales.

O evento foi realizado pela Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Criciúma em parceria com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Urussanga, e com apoio institucional da Gerência de Pesquisa e Extensão / DEGEC - DCSC, Instituto Federal Catarinense - IFC e Prefeitura Municipal de Urussanga,.