Curso de “Boas Práticas de Vinificação em Branco” é realizado em Urussanga

Publicado em 07/11/2019 às 10:47 - Atualizado em 07/11/2019 às 10:47

A Administração Municipal de Urussanga, por meio da Secretaria de Educação do município, realizou na noite desta quarta-feira, dia 6, o segundo curso gratuito para capacitação dos produtores de uva promovido em parceria com o IFSC de Urupema. O curso de “Boas Práticas de Vinificação em Branco”faz parte do projeto que visa garantir a qualificação dos profissionais e produtores que atuam ou pretendem atuar na implantação de novas áreas destinadas ao cultivo da videira e viticultura, em Urussanga.

O curso destinou-se especialmente a empresários, produtores, viticultores e entusiastas dos vinhos produzidos na região do “Vales da uva Goethe”, além dos interessados em aprofundar os conhecimentos sobre o processamento de uvas brancas para produção de vinhos de qualidade. A aula teve duração de três horas totais, seguindo o seguinte cronograma: aula expositiva e dialogada sobre boas práticas vitícolas e vinícolas, operações pré-fermentativas, fermentação e operações pós-fermentativas de vinhos brancos, fechamento e avaliação do curso.

Ao final, os participantes interagiram com os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, que realizaram pequenas demonstrações dos processos de vinificação em branco.

“Com a indicação geográfica dos Vales da Uva Goethe do nosso município, a Administração Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem procurado valorizar ainda mais o cultivo de uvas para a fabricação de vinhos em Urussanga. O curso Boas Práticas na Vinificação em Branco, foi definido através de uma pesquisa entre os participantes, pelo IFSC Urupema. Tivemos mais de quarenta pessoas no curso, algumas de outros municípios, pessoas essas que buscam o conhecimento. Isso nos alegra, pois percebemos que estamos no caminho certo da valorização dos nossos produtos”, garante a secretária de educação de Urussanga, Janea Possamai.

O curso foi desenvolvido pelos discentes e docentes do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do IFSC de Urupema e, em Urussanga, foi ministrado pela professora da área de enologia, Carolina Panceri.

“Nossa intenção é de valorizar ainda mais o nosso produtor e o cultivo da uva Goethe em Urussanga. Queremos desenvolver cada vez mais as áreas plantadas e com isso estimular ainda mais a produção do vinho. Isso irá gerar benefícios em todas as áreas, seja econômica, cultural, educacional e o turismo que cresce por meio da valorização da nossa uva e do vinho produzido no nosso município”, enaltece o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier.