Arraste widgets para dentro do bloco. excluir bloco
-
Apresentação
Urussanga foi o maior núcleo colonial italiano do sul de Santa Catarina. Os imigrantes chegaram na localidade de Azambuja, município de Pedras Grandes em 1877.
Em 1878, as primeiras famílias chegaram à colônia de Urussanga, fundado pelo Engº Agrimensor do Império, Joaquim Vieira Ferreira. Os colonizadores vieram do norte da Itália, mais especificamente do Vêneto, da Lombardia, Friuli Venezia Giulia e Trentino Alto Adige. Introduziram inicialmente a exploração da madeira, a cultura agropecuária de subesistência, a manufatura de instrumentos agrícolas e instalação de tecnologias e processamento dos cereais. Logo passaram a comercializar o excedente às comunidades açorianas e portuguesas instaladas anteriormente no litoral.
Assim que adquiriram certo capital, aplicaram na transformação de alimentos, principalmente derivados da uva e do leite. Entretanto, foi a extração do carvão mineral que regeu a economia urussanguense e mudou o perfil do colonizador.O município ainda preserva belas paisagens rurais com edifcações e processos produtivos daquela época.
Atualmente a economia de Urussanga é diversificada, destacando-se a indústria moveleira, derivados de plásticos, cerâmica, vitivinicultura, fruticultura entre outros.
A emancipação da colônia Urussanga deu-se em 31 de dezembro de 1881, elevada a município em 6 de outubro de 1900. A instalação do município teve lugar em 22 de janeiro de 1901 e a instalação da comarca em 20 de dezembro de 1925, sendo hoje uma comarca intermediária.
Data da Fundação e Aniversário da Cidade: 26 de maio de 1878
Arraste widgets para dentro do bloco. excluir bloco
Arraste widgets para dentro do bloco. excluir bloco
-
Informações Municipais
- Prefeito(a): LUIS GUSTAVO CANCELLIER
- Vice Prefeito(a): JAIR NANDI
- Microrregião: Microrregião da Região Carbonífera
- Aniversário: 26/05
- Habitantes: 21344 (IBGE/2019)
- Eleitores: 17123 (TSE/2019)
- PIB: R$ 736.251.000,00 (IBGE/2016)
-
Símbolos Oficiais
Bandeira
Brasão