Etapa Intermunicipal da 4ª Conferência Nacional de Educação – CONAE

Nesta sexta-feira (29/10), o município de Cocal do Sul, sediou a Etapa Intermunicipal da 4ª Conferência Nacional de Educação – CONAE.

Os agentes da educação, (professores, diretores e conselheiros) dos municípios de Cocal do Sul, Morro da Fumaça e Urussanga, estiveram participando de palestras, rodas de debates, divididos por temas (eixos e sub-eixos), para juntos discutirem as prioridades na Política Pública de Educação.

Com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”, a conferência Intermunicipal que englobou os agentes educacionais dos três municípios, puderam expor suas ideias, suas visões educacionais, debatendo sobre o futuro da educação brasileira, que compreende o Plano Decenal de 2024 a 2034.

Vale destacar, que a CONAE são espaços democráticos abertos para que todos possam participar e promover discussão e articulação coletiva de propostas do desenvolvimento da educação nacional. Ela é organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós-graduação, ocorrida em diferentes territórios e espaços institucionais bem como nas escolas, municípios, Distrito Federal, Estados e em nível nacional.

Na abertura do evento, o prefeito municipal de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, deu boas-vindas aos presentes e enfatizou a importância desta etapa do CONAE, para os municípios.

Além do prefeito anfitrião, estiveram compondo as mesa de autoridades,  o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral, o prefeito de Urussanga , Jair Nandi, a Secretária Educação de Cocal do Sul, Raquel Romagna Quarezemin,  a Secretária de Educação de Morro da Fumaça, Greicy Salvador Zaccaron, a Secretária de Educação de Urussanga , Janea Possamai, as três presidentes do Conselho Municipal de Educação dos municípios participantes, Elaine Corrêa, Daiani de Souza Tezza e Jucerlene Roque Furlaneto, respectivamente, e a Coordenadora Regional de Educação da AMREC, Ronisi Cristina Guimarães.

Posteriormente a esta Etapa Intermunicipal, acontecerá a Etapa Regional, com os 12 municípios que compõem a AMREC, no dia 30 de novembro deste ano. No ano que vem, a Etapa Estadual acontecerá em Florianópolis, nos dias 26, 27 e 28 de abril. E finalizando, IV CONAE, acontecerá a Etapa Nacional, em Brasília, nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022.