O projeto de extensão “Quinta do Chá” é uma realidade em Urussanga

Nesta quarta-feira (7) o prefeito interino Jair Nandi, conheceu o projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Farmácia da UNESC, “Quinta do Chá”.

 

Este projeto tem uma parceria com Secretaria Municipal de Saúde e objetiva promover uso seguro das plantas medicinais e a prática do autocuidado através da troca de saberes/conhecimentos entre universidade, comunidade e profissionais da área da saúde, visando fornecer subsídios para a inclusão da fitoterapia na atenção básica no SUS no município de Urussanga.

 

A Fitoterapia é o uso de plantas medicinais tanto no contexto popular como no contexto dos profissionais e estabelecimentos de saúde e atualmente somando o conhecimento popular ao científico muitas plantas já são aprovadas pela ANVISA como fitoterápicos. É uma das práticas integrativas e complementares do SUS.

 

O objetivo é proporcionar um tratamento complementar à população, através da fitoterapia. Hoje em nosso município já utilizamos alguns medicamentos fitoterápicos, como a Mikania glomerata (Guaco), Isoflavona, Harpagophytum procumbens e o Plantago ovata, todos pertencentes a relação municipal de medicamentos disponibilizados através da Farmácia Municipal.

 

Com apoio de herbário da Universidade, para identificação botânica das plantas, no decorrer do projeto, duas bolsistas do curso de Farmácia, darão suporte acadêmico, para um melhor desenvolvimento do projeto em Urussanga. Serão realizados encontros entre professores, acadêmicos, profissionais de saúde do município, onde serão abordados os aspectos botânicos, agroecológicos, usos terapêuticos da planta já validado pela ANVISA e também o uso tradicional da espécie pelos participantes, como uma forma de resgate e valorização desse saber ancestral e que acompanha a humanidade desde seus primórdios.

 

Estiveram presentes na reunião a coordenadora do projeto da UNESC, professora Angela Rossato, a coordenadora do curso de farmácia, professora Sílvia Dal Bó, além das servidoras, Ingrid Zanelato, secretária municipal de saúde, Gabriella Peraro Cemin, coordenadora da Assistência Farmacêutica e Lillyan Barzan, coordenadora da Atenção Básica de Saúde.