Consórcio Cisam-Sul – Assembleia Geral

Nesta semana, o prefeito interino Jair Nandi, o diretor do Samae, Vanderlei Marcirio, o engenheiro do Samae, Vilmar Tadeu Bonetti e o oficial técnico Edson Manoel, além dos vereadores que compõem a Comissão Pró-Samae de Urussanga, estiveram na Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CISAM Sul) em Orleans.  

 

Na oportunidade os agentes públicos dos poderes Executivo e Legislativo puderam conhecer as instalações do consórcio CISAM-SUL e também o novo superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa/SC) Ademar Henrique Borges, com o intuito de articular junto a Fundação, novos recursos para obras de saneamento básico em Urussanga.

 

Dentre as pautas da assembleia Ordinária destacam análise discussão da Proposta de PPA para o período de 2022/2025, análise das diretrizes para a elaboração da Proposta Orçamentária para o ano de 2022, análise da conjuntura dos municípios consorciados em relação ao CISAM-SUL, entre outros assuntos de interesse dos consorciados

 

Estiveram presentes na assembleia o superintendente do Consórcio Antônio Willemann, prefeitos e vereadores dos municípios consorciados, diretores, técnicos, assessores e o Deputado Federal Ricardo Guidi.

 

 

O que é CISAM-SUL?

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CISAM Sul) foi idealizado pela Funasa no ano de 2006, no congresso da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). Neste mesmo ano, através da Lei 2.212, de 29 de novembro, Urussanga ratifica o protocolo de intenções com a finalidade de instituir o Consórcio, sendo que posteriormente outros 21 municípios do sul catarinense, também confirmam esta proposta.  

 

No Brasil existem cinco consórcios desta complexibilidade e dois desses, em Santa Catarina. Um na região do meio oeste, com sede no município de Capinzal e outro na região do sul, com sede no município de Orleans.

 

O objetivo do consórcio CISAM-SUL de desenvolver o saneamento básico no Estado, através de ações que atendessem aos interesses comuns dos entes consorciados tais como: assistência técnica e assessoria administrativa; capacitação do pessoal na área de saneamento e gestão; licitações compartilhadas, aquisição de equipamentos para uso compartilhado; regulação do saneamento básico; construção e operacionalização de laboratório regional de referência em saneamento básico, dentre outros.

 

O CISAM-SUL, possui um moderno laboratório equipado com 105 equipamentos de última geração para realização de análises de água para consumo humano, análises de esgoto sanitário e efluentes industriais, e também, posteriormente iniciará parceria com o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), para realização de análises de solo.