Escolas cívico-militares: Urussanga apresenta protocolo de intenções

 

O prefeito Gustavo Cancellier, nesta terça-feira (9), esteve em reunião no 28º Grupo de Artilharia de Campanha (28º GAC), Unidade Militar do Exército Brasileiro em Criciúma.

 

Na ocasião, o Governo Municipal apresentou o protocolo de intenções para viabilizar a implementação de escolas cívico-militares no município de Urussanga.

 

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

 

O objetivo é melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.

 

Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

 

Na oportunidade estiveram presentes o Tenente Coronel Brito Júnior, Comandante do 28º GAC, 1º Sargento Davi Souza, adjunto ao Oficial de Comunicação Social e Coronel Cosme Manique Barreto da Polícia Militar de Criciúma.

 

O prefeito municipal Gustavo Cancellier enfatizou que este projeto de escolas cívico-militar tem o objetivo resgatar os princípios e valores do patriotismo, ordem, hierarquia e família: “este modelo de educação, faz com que o cidadão passe a ter consciência do seu papel dentro da sociedade, mostrando os seus direitos e responsabilidades, processo fundamental para formação de cidadãos conscientes de suas obrigações”, finaliza Cancellier.