8 de março, parabéns em especial as Profissionais de Saúde de Urussanga.

 

Nesta segunda-feira, 8 de março, comemora-se em todos os países o Dia Internacional da Mulher , sendo o primeiro dia internacional das mulheres após a decretação da pandemia.

 

Neste ano atípico, o surto da pandemia COVID-19 tem demonstrado claramente o papel fundamental e exitoso das mulheres no enfrentamento ao coronavírus.  

 

As mulheres são a principal força de trabalho da saúde, representando 65% dos mais de 6 milhões de profissionais ocupados no setor público e privado, tanto nas atividades diretas de assistência em hospitais, quanto na atenção básica à saúde.

 

Segundo dados baseados no Censo do IBGE, em algumas carreiras, como Fonoaudiologia, Nutrição e Serviço Social, elas alcançam quase a totalidade, ultrapassando 90% de participação. Em outras, como Enfermagem e Psicologia, estão com percentuais acima de 80%. Na educação básica, as mulheres compõem 81,5% do total de professores.

 

Em Urussanga, 76,7 % dos profissionais de saúde, são cargos ocupados por mulheres.

 

Neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, destaca-se o protagonismo feminino no setor e a participação efetiva das mulheres nas experiências exitosas do SUS.

 

O prefeito municipal Gustavo Cancellier e o vice-prefeito Jair Nandi parabenizam neste Dia Internacional da Mulher, todas as profissionais de saúde que desenvolvem um trabalho exitoso em nosso município no enfrentamento ao Covid-19.

 

Somos eternamente gratos pela dedicação, respeito, competência, profissionalismo, paciência e calor humano que recebemos diariamente em todos os atendimentos.

 

 

Muito Obrigado.