Missa “Abençoando as mãos que colhem”, em celebração à Vindima, será sexta-feira

Urussanga: Missa “Abençoando as mãos que colhem”, em celebração à Vindima, será sexta-feira

 

 

Com uma programação diferenciada, feita somente por meio de agendamento prévio devido à pandemia, a 13ª edição da Vindima Goethe acontece em Urussanga até o dia 24 de janeiro. Na agenda, além atividades em meio à natureza e nos empreendimentos turísticos, estão inclusas visitas às vinícolas e experiências ligadas ao enoturismo, como colheita e pisa das uvas, degustações harmonizadas e visitas guiadas, e celebração religiosa.

 

A Santa Missa em Ação de Graças: “Abençoando as mãos que Colhem” organizada pelo Governo de Urussanga, por meio das Diretorias de Cultura e Turismo, acontecerá nesta sexta-feira (22), às 18h30min, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

 

Leia Mariot, assessora administrativa do departamento de turismo e uma das organizadoras da celebração religiosa, acrescenta que a missa acontece no dia de ‘San Vincenzo’, patrono do vinicultor. “Outros detalhes estão sendo organizados para deixar a celebração ainda mais bela e cheia de gratidão e fé”, declara revelando que após a missa os participantes receberão um “Balote Calde” (bolinho embebido na calda de vinho). “Os doces serão embalados individualmente seguindo todas as orientações de higiene e cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus”.

 

Já o Diretor de Turismo de Urussanga, Wilian de Rezende, fala da importância deste produto cultural e histórico para a cidade. “Sendo Urussanga a Capital Catarinense do Bom Vinho e possuindo um produto único, típico e raro como o Vinho Goethe, é fundamental nos orgulharmos e celebrarmos tudo isso! O vinho e por consequência a uva, fazem parte de nossa história, que é nosso maior patrimônio. De um ponto de vista turístico, isso nos diferencia e tem a capacidade de trazer oportunidades e fontes de renda à população”, declara assinalando o significado cultural, a importância turística e também econômica.

 

SAIBA MAIS

Os detalhes da programação da 13ª Vindima Goethe podem ser conferidos pelas mídias redes sociais: @prefeituradeurussanga @valesdauvagoethe. A 13ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a iniciativa privada representada pela Governança de Turismo de Urussanga.

O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. 

 

Notícia de 18/01/2021